+

Cuidados Na Gravidez | Diabete Gestacional

Cuidados Na Gravidez | Diabete Gestacional

Fechar
, , , ,
Menu

Cuidados Na Gravidez | Diabete Gestacional

Cuidados Na Gravidez | Diabete Gestacional

Cuidados Na Gravidez | Diabete Gestacional

A Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é a intolerância à glicose que ocorre no período gestacional. A placenta é produtora de vários hormônios, sendo todos eles contrários  à ação da insulina, desta forma, cerca de quase 10% de todas as gestantes desenvolverão (DMG). “Seu diagnóstico pode ser feito de duas maneiras: pela glicemia de jejum, solicitada no início da gestação, sendo considerado valor normal inferior a 92 mg/ dL”, afirma Dra. Katia Kosorus, ginecologista e obstetra da clínica Matterclin. Se o valor do exame estiver entre 92 e 125 mg/dL, podemos fechar o diagnóstico de DMG. Se a paciente apresentar glicemia de jejum superior a 125 mg/dL, significa que ela já era diabética antes da gestação.

Cuidados Na Gravidez | Diabete Gestacional

Cuidados Na Gravidez | Diabete Gestacional


Para as pacientes cuja glicemia de jejum no início da gestação for inferior a 92 mg/ dL, é preconizada a realização do teste de tolerância à glicose entre a 24a e 28a  semanas da gestação. Se apenas uma das três dosagens de glicemia deste teste estiver alterada, diagnostica-se DMG.

O tratamento consiste em dieta correta com monitoramento da glicemia capilar com um glicosímetro (4 medidas diárias). Mais de 50% das pacientes obtêm controle adequado através da dieta e, àquelas que não atingem este alvo, é prescrita a insulina (três aplicações diárias).

Cuidados Na Gravidez | Diabete Gestacional Blog

Cuidados Na Gravidez | Diabete Gestacional Blog


A importância do tratamento é crucial para evitar fetos macrossômicos (peso superior a 4.000 g), aumento do líquido amniótico, trabalho de parto prematuro, desconforto respiratório ao nascimento, hipoglicemia neonatal e a tão temida morte fetal intra-uterina.

Já é sabido que as pacientes que têm o diagnóstico de DMG, possuem maior chance de se tornarem diabéticas tipo 2 no futuro, daí a importância de uma dieta saudável, evitando carboidratos de absorção rápida e a prática rotineira de exercícios físicos, adiando ou mesmo evitando a instalação da diabetes tipo 2 no futuro.

Fonte: Dra. Katia Kosorus, ginecologista e obstetra da clínica Matterclin

 www.matterclin.com.br

Cuidados Na Gravidez | Diabete Gestacional -

Cuidados Na Gravidez | Diabete Gestacional –


Quando eu estava grávida da Lívia fiz aquele teste que faz o primeiro exame em jejum, depois toma um líquido faz o exame uma e duas horas depois, em jejum estava normal, na primeira hora deu uma pequena alteração e na segunda hora normal, meu médico pediu pra que e medisse cerca de  6 vezes por dia e me passou uma dieta, segui a risca essa dieta e logo tudo voltou ao normal, e no final da gestação como até perdi dois quilos ele acabou liberando da dieta.

Mas fiz uma dieta com muita água, frutas, aveia, arroz integral etc, mas seu médico ira fazer as orientações necessárias.

Mas é uma doença que deve ser cuidada na gestação pois pode causar sérias complicações tanto para o bebê quanto pra mãe (com riscos de morte).

Imagens: Google

Comentário